♥ CITAÇÕES DO DIA ♥

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Uma pequena homenagem a uma grande amiga…

Para uma pessoa que em pouquíssimo tempo se tornou um exemplo a seguir, pela sua simplicidade, inteligência, beleza interna e externa, lutadora e acima de tudo amiga.
Eu sempre digo que amigos são fáceis de encontrar, mas amigos de verdade, são difíceis de hospedar em nosso coração.
Isto não é só uma homenagem, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela médica Tatiana Bruscky nas áreas da saúde e social.
Em 1998 foi vice-presidente do Sindicato dos Médicos.

Ela foi à única brasileira que conquistou bolsa de estudos para fazer especialização em hemovigilância em Paris. (relata o JC Jornal do Comércio - Recife)Faz parte da COMISSÃO NACIONAL DE HEMOTERAPIA
Tive a grata satisfação de ler essa crônica escrita por Tatiana Bruscky, médica.
Colocando um pouco de bom humor em assuntos sérios, ela nos toca profundamente e nos faz refletir.
Agradeço desde já, a oportunidade de publicar para todos vocês e com uma grande emoção essa crônica em especial.

Minha querida amiga Taty (como os amigos chamam) ainda se pergunta...

...Onde andará o meu doutor?


Hoje acordei sentindo uma dorzinha,
aquela dor sem explicação, e uma palpitação,
resolvi procurar um doutor,
fui divagando pelo caminho...
lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco
e que para mim tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo...
o Meu Doutor que curava a minha dor,
não apenas a do meu corpo mas a da minha alma,
que me transmitia paz e calma!

Chegando à recepção do consultório,
fui atendida com uma pergunta:
QUAL O SEU PLANO? O MEU PLANO?
Ah, o meu plano é viver mais e feliz!
é dar sorrisos, aquecer os que sentem frio
e preencher esse vazio que sinto agora!
Mas a resposta teria que ser outra...

o MEU PLANO DE SAÚDE...
Apresentei o documento do dito cujo
já meio suado, tanto quanto o meu bolso, e aguardei...
Quando fui chamada corri apressada,
ia ser atendida pelo Doutor,
aquele que cura qualquer tipo de dor,
entrei e o olhei, me surpreendi,
rosto trancado, triste e cansado...
será que ele estava adoentado?
é, quem sabe, talvez gripado
não tinha um semblante alegre,
provavelmente devido à febre...
dei um sorriso meio de lado e um bom dia...
sobre a mesa, à sua frente, um computador,
e no seu semblante a sua dor,
o que fizeram com o Doutor?

Quando ouvi a sua voz de repente:
O que a senhora sente?
Como eu gostaria de saber o que ELE estava sentindo...
parecia mais doente do que eu, a paciente...
Eu? ah! sinto uma dorzinha na barriga e uma palpitação
e esperei a sua reação,
vai me examinar, escutar a minha voz
auscultar o meu coração...
para minha surpresa apenas me entregou uma requisição e disse:
peça autorização desses exames para conseguir a realização...
quando li quase morri...

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA,
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
e CINTILOGRAFIA!

ai, meu Deus! que agonia!
eu só conhecia uma tal de abreugrafia...
só sabia o que era ressonar (dormir),
de magnético eu conhecia um olhar...
e cintilar só o das estrelas!
estaria eu à beira da morte? de ir para o céu?
iria morrer assim ao léu?
naquele instante timidamente pensei em falar:
terá o senhor uma amostra grátis
de calor humano para aquecer esse meu frio?
que fazer com essa sensação de vazio? e observe, Doutor,
o tal Pai da Medicina, o grego Hipócrates, acreditava que
A ARTE DA MEDICINA ESTAVA EM OBSERVAR.

Olhe para mim...
bem verdade que o juramento dele está ultrapassado!
médico não é sacerdote...
tem família e todos os problemas inerentes ao ser humano...
mas, por favor, me olhe, ouça a minha história!
preciso que o senhor me escute, ausculte
e examine!

estou sentindo falta de dizer até aquele 33!
não me abandone assim de uma vez!
procure os sinais da minha doença e cultive a minha esperança!
alimente a minha mente e o meu coração...
me dê, ao menos, uma explicação!
o senhor não se informou se eu ando descalça... ando sim!
gosto de pisar na areia e seguir em frente
deixando as minhas pegadas pelas estradas da vida,
estarei errada?
ou estarei com o verme do amarelão?
existirá umas gotinhas de solução?

será que já existe vacina contra o tédio?
ou não terá remédio?
que falta o senhor me faz, meu antigo Doutor!
cadê o Sccot, aquele da Emulsão?
que tinha um gosto horrível mas me deixava forte
que nem um Sansão!
e o Elixir? Paregórico e categórico,
e o chazinho de cidreira,
que me deixava a sorrir sem tonteiras?
será que pensei asneiras?

Ah! meu querido e adoentado Doutor!
sinto saudades
dos seus ouvidos para me escutar,
das suas mãos para me examinar,
do seu olhar compreensivo e amigo...
do seu pensar...
o seu sorriso que aliviava a minha dor...
que me dava forças para lutar contra a doença...
e que estimulava a minha saúde e a minha crença...
sairei daqui para um ataúde?
preciso viver e ter saúde!
por favor, me ajude!

Oh! meu Deus, cuide do meu médico e de mim,
caso contrário chegaremos ao fim...
porque da consulta só restou uma requisição
digitada em um computador
e o olhar vago e cansado do Doutor!
precisamos urgente dos nossos médicos amigos,
a medicina agoniza...
ouço até os seus gemidos...

Por favor, tragam de volta o meu Doutor!
estamos todos doentes e sentindo dor...
e peço, para o ser humano, uma receita de calor,
e para o exercício da medicina uma prescrição de amor!
Tatiana Bruscky

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente é verdade.
Gostei
Bjs

Anônimo disse...

VALEU DEMAIS ROBERTA ESSE DESTAQUE SOBRE O QUE A AMIGA TATIANA ESCREVEU. EU , QUE A CONHEÇO DE VÁRIOS ANOS , SEI DO SEU POTENCIAL COMO MEDICA , E GRANDE POETISA .E MUITO MAIS QUE TUDO ISSO , UMA AMIGA IRMÃ QUE TRAGO DENTRO DO CORAÇÃO. BJS, TCHUCA

Olha a Hora!!!

relojes web gratis

Visitantes