♥ CITAÇÕES DO DIA ♥

sábado, 8 de setembro de 2007

** CHEGANDO EM RIBEIRÃO PRETO **

No dia 02/08/2007 cheguei a Ribeirão Preto, minha cidade Natal.


A cidade ainda mostra sinais de sua herança dos tempos áureos do café, a riqueza cultural e o chopp mais famoso de todo o Brasil, o que lhe confere o batismo de Capital do Café, da Cultura e do Chopp. Tem qualidade de vida excepcional, o quarto lugar na posição financeira do Brasil, o maior centro produtor de açúcar e de álcool do planeta, um povo muito hospitaleiro cuja renda per capita tem o dobro da média brasileira, equiparável à de muitos países europeus.



Conheça você também a minha cidade...


Ribeirão Preto, clara e Colorida


Depois de ganhar o título de "Califórnia Brasileira", Ribeirão busca adequar as qualidades do seu lado interiorano com o desgaste inevitável que o progresso tem lhe trazido.


Ribeirão Preto não é, nem nunca foi a capital do Estado de São Paulo. Porém, fundada em 19 de junho de 1856, já recebeu a denominação de capital em cinco diferentes momentos de sua história. Entre 1876 e 1930, viveu o apogeu da economia cafeeira. Neste período, Ribeirão Preto foi o maior centro produtor de café do mundo e acabou recebendo o título de Capital do Café.


Depois, no final dos anos 60 foi considerada a Capital da Cultura, pois lá já existia o famoso Theatro Pedro II, além do Teatro de Arena e de um intenso movimento cultural. Atualmente, Ribeirão é a Capital da Alta Mogiana, por ser o centro da região onde se concentra a área de produção agrícola mais importante do Brasil. Também é a capital do setor Sucroalcooleiro, por ser o maior produtor de cana, açúcar e álcool do País. Mas, um dos títulos que mais gosta é o da Capital do Chope. "Vir a Ribeirão e não passar pelo Pingüim é como ir a Roma e não ver o Papa", dizem os habitantes da cidade.



Tantos predicados fizeram com que, nos últimos anos, Ribeirão atraísse demasiadamente a atenção da mídia para si. Batizada por Tv´s, jornais (há pouco tempo ganhou uma reportagem de página inteira no jornal New York Times apontando-a como um Brasil à parte) e revistas, como a "Califórnia Brasileira", a cidade, entretanto, sofreu com o rótulo. "Ribeirão ficou com a falsa imagem de paraíso", afirma Eduardo Loureiro, da Intercolor. "A criminalidade aumentou e a violência per capita é uma das maiores do Estado", diz Tony Miyasaka, do Foto Miyasaka.


Ao mesmo tempo que refutam o título de "Califórnia", os ribeirão-pretanos não economizam na hora de realçar as qualidades de Ribeirão. "Primeiro, detesto frio. Coisa que por aqui não existe. Depois, o povo é uma maravilha. Cada um anda do jeito que quiser ninguém repara em ninguém", relata Hillo R. Andrade Só, do Stereo Studio. De fato, Ribeirão contrasta aspectos de cidade do interior com características de capital. Assim como ainda se cultiva o hábito de almoçar em casa, é fácil também pegar um engarrafamento na agitada noite da cidade, "uma das melhores do Estado", como afirmam os freqüentadores. Abrigando cinco universidades e cerca de 100 mil estudantes, Ribeirão transpira um ar de jovialidade. É referência nacional como centro de pesquisa médica, contando com uma excepcional rede hospitalar.

Enquanto a média no País é de 1,5 médicos para cada mil habitantes, em Ribeirão este número chega a 6,9. Pólo de uma região que engloba 84 municípios e PIB estimado em 22 bilhões de reais, o principal motor da economia local é a agroindústria. Com isso, desenvolveu uma estrutura de comércio e serviços diversificados e sofisticados, com reflexos também no varejo fotográfico. A cidade já conta com 60 lojas, irá receber pelo menos mais 9 até o final de 99. Exibe também um cultura fotográfica acima da média, com alta demanda por cursos de fotografia e uma respeitável população de amadores avançados, super bem equipados, o que desenha traços de um consumidor evoluído e comprador de atendimento especializado.

VENHA PARA RIBEIRÃO VOCÊ TAMBÉM!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou de Ribeirão tb....

Cidade ótima para namorar, sair e trabalhar.

Adorei a homenagem


Marta Vieira

Olha a Hora!!!

relojes web gratis

Visitantes