♥ CITAÇÕES DO DIA ♥

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Doença na novela...


Você sabe qual a doença do Tarso da novela?
Esquizofrenia: o que é?
A esquizofrenia é uma das doenças mentais mais graves e incapacitantes do mundo, não só para o doente mas também para toda a sua rede de relações sociais e familiares.
A esquizofrenia é uma das doenças mentais mais graves e incapacitantes do mundo, não só para o doente mas também para toda a sua rede de relações sociais e familiares.
Na prática, resulta numa profunda mudança da personalidade, do pensamento, dos afectos e do sentido da própria individualidade. É uma perturbação grave que leva o doente a confundir a fantasia com a realidade e que geralmente conduz a modos de vida inadaptada e ao isolamento social.
Trata-se de uma doença mental grave e incapacitante, que se encontra identificada praticamente em todo o mundo atingindo indiferenciadamente classes sociais e raças. Quando poderá surgir?
O aparecimento da doença nos indivíduos ocorre normalmente entre os 16 e os 25 anos de idade em ambos os sexos.
O perfil do aparecimento da doença não é uniforme tanto no que se refere à altura do seu aparecimento como à forma como ela se revela, ou seja, varia de indivíduo para indivíduo e do próprio desenvolvimento da doença, sendo que a evolução da esquizofrenia pode ser caracterizada por dois estadios, súbito ou lento.
No estadio súbito, a doença manifesta-se rapidamente e tem uma evolução em escassos dias ou semanas, enquanto no estadio lento o diagnóstico precoce é muito mais difícil e pode mesmo levar vários meses ou anos até que se detecte.
No caso da evolução lenta, a esquizofrenia no grupo dos jovens adultos pode mesmo ser confundida com as chamadas crises de adolescência e por este motivo frequentemente desvalorizada. Desta forma, o isolamento, a quebra de rendimento escolar ou as alterações de comportamento são vistas pelos pais e professores como normais e passageiras.
Esquizofrenia: sintomasA esquizofrenia, devido às suas características, foi durante muito tempo um sinónimo de exclusão social.
Os sintomas esquizofrénicos podem ser classificados em duas categorias:
Sintomas “Positivos” Delírios – ideias delirantes – (pensamentos irreais, como, por exemplo, as ideias de ser perseguido ou vigiado); Alucinações (percepções irreais – ouvir, ver saborear, cheirar ou sentir algo irreal – como, por exemplo, vozes que mandam fazer alguma coisa, ou comentam actos); Pensamento e discurso desorganizado (elaborar frases sem qualquer sentido ou inventar palavras); Agitação, ansiedade, impulsos.
Sintomas “Negativos” Falta de vontade ou de iniciativa; Isolamento social; Apatia; Indiferença emocional; Pobreza do pensamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse blog é de utilidade pública.
De bom gosto.
Abraços.


Rita-BA

Olha a Hora!!!

relojes web gratis

Visitantes